Receita de Canjica sem Lactose
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções
A canjica tornou-se um doce típico da culinária brasileira, mas segundo alguns estudos, ela possui origem africana e foi se adaptando aos paladares brasileiros com o passar do tempo.
O milho de canjica é rico em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, o óleo que encontra-se neste grão é benéfico para o colesterol e ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
Existem diferentes receitas de canjica. Nas versões mais tradicionais, não podem faltar o coco ralado e a canela, mas ingredientes como o amendoim torrado e o cravo também começaram a aparecer nas tigelas de quem deseja acrescentar um toque moderno ao prato.
Esta versão que leva leite de coco além de deliciosa, é perfeita para as pessoas que possuem intolerância à lactose, ou seja, dificuldade para digerir os açúcares encontrados somente no leite de origem animal, e que por isso, seguem uma dieta restritiva.
Vamos à receita!
Ingredientes:
500g de milho de canjica Deusa
1 litro de leite zero lactose
2 xícaras de açúcar
50g de coco ralado
200 ml ou 1 garrafinha de leite de coco
2 ou 3 pedacinhos de canela em pau
Modo de preparo:
1. Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Após 24 horas, escorra a canjica e lave rapidamente os grãos de milho branco em água corrente.
2. Coloque a canjica em uma panela de pressão com aproximadamente 1 litro de água. O ideal é que a água fique até 3 dedos acima da canjica. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhando por 30 minutos.
3. Passados os 30 minutinhos, deixe toda a pressão sair da panela antes de tentar retirar a tampa. Acrescente 1 xícara de açúcar, a canela em pau e 1 litro de leite sem lactose. Deixe levantar fervura e mexa com frequência.
4. Em uma panela separada, adicione o restante do açúcar e mexa em fogo médio até dourar. Nesta etapa, cuidado para não dourar demais pois acabar amargando a receita*.
5. Adicione o açúcar dourado à panela com canjica e acrescente também o leite de coco e o coco ralado. Deixe ferver por até 10 minutos ou até o caldo ganhar uma consistência levemente cremosa.
*Esta etapa é opcional e você pode acrescentar as duas xícaras de açúcar de uma só vez.
Veja outros conteúdos sobre dietas restritivas que já postamos em nosso blog: