Mitos E Verdades Sobre O Glúten
A dieta sem glúten vem dividindo opiniões entre a comunidade científica, e ao mesmo tempo, tem ganhado adeptos no mundo todo. Esta dieta pede a eliminação total do glúten do cardápio, ou seja, a pessoa que faz a dieta sem glúten deixa de comer os derivados de cereais como aveia, trigo, cevada e centeio.
Mas será que a dieta sem glúten é indicada para qualquer tipo de pessoa? Os nutricionistas especializados no assunto dizem que não.
A dieta sem glúten é indicada para as pessoas que sofrem com a doença celíaca, uma doença autoimune que causa um processo inflamatório nas paredes internas do intestino delgado e provoca a diminuição da capacidade de absorção de nutrientes.
É preciso salientar que, ainda não há estudos científicos que comprovam que o glúten é prejudicial à saúde e eliminá-lo da alimentação pode não ser tão benéfico.
Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre o glúten:
1- É recomendável tirar o glúten da alimentação.
MITO. Ao contrário do que muitos pensam, não é indicado excluir o glúten da sua alimentação. A dieta sem glúten só é recomendada para pessoas que apresentam sintomas da doença celíaca ou sensibilidade a esta proteína. Mas, antes de aderir à dieta, siga as orientações de um médico.
2- A sensibilidade ao glúten manifesta-se somente na infância.
MITO. A doença celíaca pode surgir em qualquer fase da vida e em ambos os sexos.
3- Remédios também podem conter glúten.
VERDADE. Em alguns casos, o glúten faz parte da composição de algumas substâncias presentes em medicamentos. Por isso, os celíacos e pessoas que apresentam sensibilidade ao glúten devem sempre estar atentos à bula. Além dos medicamentos, há cosméticos que contém glúten em sua composição. É o caso dos hidratantes à base de aveia, por exemplo.
4- Chocolate contém glúten.
VERDADE. A maioria dos chocolates à venda tem glúten em sua composição. Esteja sempre atento às informações das embalagens.
5- Tirar o glúten da dieta faz emagrecer.
MITO. Retirar o glúten da alimentação causa uma falsa impressão de que o emagrecimento é resultado da eliminação da proteína, mas, na verdade, o emagrecimento tão prometido nas dietas sem glúten se dá porque os praticantes cortam alimentos com altos índices calóricos, como pães, massas, frituras e doces.
Agora que você sabe que a proteína é necessária para o bom funcionamento do organismo, opte por buscar um nutricionista ou profissional antes de ingressa na dieta sem glúten e garanta que a sua alimentação é adequada para você!